sábado, 25 de setembro de 2010

Por que OPALA ?

Estou abrindo este espaço para compartilhar a fantástica experiência de reformar um carro. Ao longo dos últimos anos tenho visitado inúmeros sites/fóruns/blogs que tratam do tema, tais como o www.opaleirosdoparana.com, o www.ribeiraoopalaecia.com e é claro o de minha terra natal: www.opalaclubefranca.com.br.
Não sei precisar ao certo quando esta paixão começou, mas acredito que em minha adolecência (final dos anos 80) já admirava os Opalas e Caravans e os tinha como sonho de consumo.
Mas oportunidade vai e oportunidade vem o primeiro carro que dirigi foi uma Kombi. É isso mesmo, aprendi a dirigir dentro da garagem de casa, no início com ré e primeira somente, dentro de uma perua Kombi. Depois ela foi trocada por um Passat, depois outro Passat e finalmente uma Caravan 81. Não pudemos ficar muito tempo com a Caravan, mas valeu para ter o primeiro gostinho de dirigir uma.
Anos se passaram e vários carros depois (muitos usados e os primeiros “populares” novos) e me peguei novamente sonhando com um Opala e comecei a visitar sites que tratavam do assunto. Posso dizer que o projeto do Rodrigo  (  http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797   ) é que me influênciou bastante e despertou meu desejo de poder ter um Opala que pudesse reformar. “Perdi” horas e horas (a “Saga” estava no Orkut ainda) vendo os passos de seu belíssimo projeto e cada fase e cada problema solucionado.
Comecei a procurar um Opala para comprar e iniciar minha reforma. Apesar de gostar de todos os modelos e todos os anos, confesso que tenho uma queda pelos modelos esportivos, e no caso do Opala o SS é que representa maravilhosamente bem esta categoria. Tinha que ser um com os faróis redondos. Então estava optando pelos Opalas SS do final de 70.
Bem, muitos meses depois, encontrei este: um Opala SS 78 (no chassi)

que estava aparentemente bom de lata e de motor, um 4 cil recém retificado. Apesar do preço que achei bem salgado (as pessoas se aproveitam do modelo muito procurado e difícil de encontrar pra “enfiar a faca” e torcer, rs), porém era “o carro”.
Algumas conversas com a “dona da pensão”  foi dado o sinal verde para a compra (sempre fazemos nossas opções de comum acordo).
Agora sou um feliz proprietário de um Opala SS 78 que iniciarei uma reforma para deixá-lo mais bonito do que já é.




2 comentários:

  1. Olá Marcelo! Muito Bom teu Blog! Recentemente comprei um opalão 1979 Comodoro branco também 4cc...

    Parabéns e muita sorte com o opala! Sou um admirador desses coupes brancos.. e eu sou um dos que PROCUROU BARAGALHO rrs um deste SS! Se eu fosse você.. mantinha branco! Acho os laranja muito bonitos mas os branco quase não se vê!

    Sucesso na restauração! E te recomendo (se é que você não está) participar da lista de discussão do opala.com, é uma lista que chamamos de família! Eu to aprendendo muito lá e o povo se ajuda lá feito irmão! De pouquinho to conseguindo bastante oportunidade pra deixar meu opalão zerado!

    Abraços

    André
    marques.it@Gmail.com

    ah e se quiser o endereço da lista é ,

    ResponderExcluir
  2. endereço da lista de discussão.. ,

    ResponderExcluir